Editora Mares - Editora de Devaneios

Livro A Flor da Pele

Uma câmera, uma lente macro na mão, uma ideia e um sentimento no peito. A soma destes elementos resultou no livro-objeto A Flor da Pele.

Em 66 páginas, Martha constrói uma narrativa silenciosa, profundamente feminina, ao mesmo tempo forte e delicada, tendo as flores como objeto/sujeito de seu olhar peculiar e revelador. O resultado final é único. De imagem em imagem, um momento difícil e transformador em sua própria história, vai se desdobrando: o diagnóstico de um câncer de mama.

Para muitas mulheres, a experiência imposta pela doença resulta imediatamente em ação. Umas se engajam em atividades de apoio a outras mulheres que passam pelo mesmo desafio. Outras financiam pesquisas, lideram campanhas de esclarecimento. Mas a reação de Martha foi diferente: sua resposta/reação foi gestada no tempo. Seu gosto por flores e senso estético traduziram, numa explosão colorida, a sua jornada de incerteza.

Martha usou uma lente macro para aproximar-se das flores a ponto de torná-las difusas, quase sem identidade, conferindo-lhes nova dimensão e natureza. Dobraduras e costuras dão outro significado não só à flor clicada, mas também à analogia primeira desta com a mulher. Flor-beleza, flor-receptáculo, flor-delicadeza, flor-reconstituída.

"Você faz uma biópsia, é analisada. É um pedaço seu, que se transforma em um todo. Mas, ainda é só um pedaço. E quem é você? E como te percebem? As flores desfocadas ao máximo incomodam o olhar; desnudas, perdem sua identidade, são densas, imperfeitas, surpreendentes e exageradas. Eu era uma mulher sob investigação constante e precisava investigar em outras mulheres o que procuravam em mim."

A Flor da Pele é uma espécie de poema visual. Sem versos, sem palavras – a não ser um poema de apresentação, na dobradura da capa – expõe, em suas imagens partidas, coladas e ressignificadas, a vida em sua plenitude e em sua imperfeição. O lirismo escorre na não-forma, no impactante caleidoscópio que faz das partes, um todo. É a tradução palpável de uma transmutação.

"Não é um livro de fotos, nem de palavras, é um objeto que apreende a possibilidade de expressão do que não tem nome.o ser manuseado, que seja único a quem o faça e diferente a cada vez que se volte a ele. É dedicado às mulheres que se constroem e reconstroem após enfrentamentos dolorosos, mas também aos homens que nos olham por vezes atônitos, mas sustentam este olhar e nos ajudam a costurar."

Autora:

Martha Estima Scodro é psicóloga formada pela UFRJ. Mas também é escritora e fotógrafa amadora. Nascida no Rio Grande do Sul, na cidade de Rio Grande, mora no Rio de Janeiro.

Designer:

Tita Nigrí é doutoranda em design e designer de livros há mais de 20 anos, seus projetos procuram integrar narrativas não-verbais com o texto escrito para potencializar a experiência e a imersão na leitura. Para isto, ela segue a metodologia colaborativa, desenvolvendo essas narrativas lado a lado com autores e editores.

Encadernação Manual:

Gabriela Irigoyen é artista visual e desde 2004 se dedica a criar livros com uma abordagem artística e experimental. No seu ateliê, na cidade do Rio de Janeiro, além de criar seus livros objeto e livros de artista, também desenvolve e cria projetos de livros para escritórios de design, galerias de arte, artistas, fotógrafos e escritores independentes.

Saiba mais sobre este projeto único:

- O livro une o industrial e o artesanal.
- Na primeira edição foram impressos 500 exemplares em off set, encadernados à mão e numerados.
- As páginas do livro têm dobras de origami que simulam o desabrochar de flores e dobras que ampliam suas dimensões tanto horizontal quanto verticalmente.
- A encadernação permite a abertura do livro em 360° e que ele seja manuseado em diferentes posições.
- Foi lançado em novembro de 2016 no Rio de Janeiro, Nova York, Goiás e Rio Grande do Sul.
- Ganhou o Prêmio Bornancini de Design concedido pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul – APDESIGN – 1º lugar Design Gráfico Profissional Editorial.
- 66 páginas em formato quadrado 21cm X 21cm.

Outros livros de Martha:

Rio 7X7 – coletâneas de contos, onde sete autores narram, cada um, seu olhar sobre a cidade do Rio de Janeiro. Editora Off flip, 2014.

Festina Lente – Apressa-te lentamente em co-autoria com Ana Cristina Leonardos, um estudo sobre Mulheres de 50 anos. Editora Autografia, 2019.

#livroflordapele #produtos #mareseditora

Para comprar entre em contato diretamente pelo celular: +55 21 9 9173 7989

Para comprar entre em contato diretamente pelo celular:
+55 21 9 9173 7989

Livro A Flor da Pele • R$150,00
Tamanho fechado: 21x21cm
Tamanho aberto: 84x84cm
66 páginas • papel couché fosco 240g

Nosso Livro está de acordo com estes valores:

              

Book trailer

Leitores

Making Of

Entre em contato pelo celular: +55 21 9 9173 7989 ou conecte-se pelo WA   
Entre em contato pelo celular:
+55 21 9 9173 7989 ou conecte-se
pelo WA   

Comentários

Conheça também os Lenços A Flor da Pele

Navegue em outros Mares

Cadastre-se
Receba semanalmente nossa newsletter e devaneie!